Quem sou eu

Minha foto
João Pessoa, PB, Brazil
Quem sou eu? Logo, logo vamos descobrir...

domingo, 1 de janeiro de 2012

COMEMORAÇÃO REPRESENTATIVA

ALGUÉM ME DÊ UMA LUZ SOBRE ESSE EVENTO:

Clima festivo porque 31 alunos colaram grau? Não deveriam ser 40 alunos multiplicados por 08 cursos? Ou seja 320 alunos? Como diria o Juca Chaves, "...assim o Brasil vai pra trás..." Menos de 10%/; comemorar o quê?


29/12/2011 às 17h31

Em clima festivo 31 alunos de oitos cursos colaram grau no Campus João Pessoa

— registrado em:
Ainda vivenciando as festividades natalinas o Campus João Pessoa realizou a última colação de grau especial de 2011. A solenidade, realizada em caráter extraordinário, ocorreu no dia 27, às 19h, no auditório José Marques.
Participaram da cerimônia 31 alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia em Telecomunicações, em Construção de Edifícios, em Design de Interiores, em Geoprocessamentos, em Sistemas Para Internet, em Automação Industrial, em Negócios Imobiliários e Licenciatura em Quimica.
Antes da solenidade os formandos, seus familiares, servidores e alunos do campus assistiram, às 18h30, no pátio do campus, a apresentação da cantata natalina do Coral Luzia Simões Bartolini. O grupo é regido pela professora Angélica Lacerda e composto por alunos dos cursos técnicos integrado e subsequente de instrumento musical e estudantes do grupo de extensão de música regional.
coralNa ocasião o coral apresentou músicas natalinas como “Auto Natalino”, “Sapatinho de Natal”, “Oh Vinde Adoremos”, “E nasceu Jesus”, “Natal das Crianças”, dentre outras. As músicas foram executadas com arranjos regionais, que em sua maioria foram criados pela professora e pelos próprios alunos. “O arranjo da música Sapatinho de Natal, acabamos de fazer hoje”, contou a professora Angélica. “Fizemos uma roupagem diferente, a gente vai brincar com a música”, disse descontraída a professora ao introduzir uma das canções.
Logo depois da apresentação musical, às 19h, a solenidade de Colação de Grau foi iniciada. Após a declaração de abertura da cerimônia, realizada pelo Diretor-Geral do Campus João Pessoa, professor Joabson Nogueira, foi cantado o Hino Nacional por todas pessoas presentes na cerimônia.
Em seguida a aluna do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, Sabrina Cavalcanti, oradora da Colação, falou em nome de todos os formandos. Ela fez um discurso motivador, levando seus colegas a refletirem sobre a jornada futura que todos terão que percorrer, após a formatura. 
Ela ressaltou a importância de todos os concluintes assumirem a responsabilidade de difundir os conhecimentos adquiridos, para que somando esforços possam melhorar a vida em sociedade.“Hoje é um grande dia para todos nós formandos. Até esta data fomos meros coadjuvantes e grandes consumidores do mundo intelectual, vivenciado por nossos mestres. Agora temos a obrigação de contribuir com nossos conhecimentos para a melhoria das condições de vida de toda a coletividade”, discursou Sabrina.
Concluindo ela agradeceu aos pais e familiares que possibilitaram e colaboraram para o cumprimento de mais essa etapa na vida dos formandos. “Façamos um agradecimento especial aos nossos mestres, que transmitiram, ao longo de toda essa jornada, com paciência e dedicação, os ensinamentos e conhecimentos essenciais ao correto exercício de nossas funções profissionais”, acrescentou.
juramento
Na continuação da solenidade foi efetuado o juramento dos cursos de licenciatura e tecnologia. Na sequência foi realizada a concessão de grau pelo Diretor-Geral do Campus, professor Joabson Nogueira, e logo após ele fez seu discurso.
Em sua fala o professor Joabson Nogueira destacou a importância dos familiares na vida de cada formando afirmando que eles são os responsáveis pela formação dos concluintes em cidadãos. Dirigindo-se aos formandos ele externou a alegria pelo momento que eles estavam vivenciando e afirmou que a intenção do IFPB é sempre propor uma construção conjunta do conhecimento.
“Se vocês eram coadjuvantes, agora passam a ser os protagonistas. Mais que um certificado, vocês vão receber uma missão, pois fizeram um juramento. E eu entendo que o juramento é a parte mais importante dessa cerimônia, não o ritual da concessão de grau. Foi no juramento que vocês fizeram um compromisso ético com vocês mesmos, a escola, que lhes formou, e a sociedade. Compromisso para construir uma sociedade melhor e mais justa”. Foi com essas palavras que o professor Joabson Nogueira encerrou a cerimônia de colação de grau.

banda auditório oradora
alunos assinatura Discurso de Joabson

*Texto e fotos: Daniela Espínola – Jornalista do IFPB/Campus João Pessoa

Nenhum comentário: